Câmara rejeita e arquiva CPI da Propina; veja quem votou contra e a favor do relatório
- Adriano Novo
- 12 de jan.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Campinas deu sequência na noite desta quarta-feira (3) à leitura do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar supostas cobranças de vantagens indevidas para prorrogação de contratos de empresas terceirizadas pelo Legislativo. Depois de lidas as 14 páginas restantes da última reunião ordinária, diante de uma galeria cheia de cidadãos que se manifestaram tanto contra quanto a favor das conclusões da CPI, 11 parlamentares se manifestaram – na discussão da proposta, em tempos de liderança e encaminhamentos de voto.
Os que se mostraram favoráveis à peça – entre os quais o vereador Paulo Gaspar (do Novo, que presidiu a comissão) e o relator Major Jaime (PP) – defenderam que o relatório apresentava fatos comprobatórios de irregularidades cometidas pelo ex-presidente Zé Carlos, foco das investigações do MP que originaram o pedido de CPI.
Já os que se posicionaram contra o Relatório da CPI, pontuaram que ele não trazia provas ou materialidade e nem sanava diversas dúvidas, bem como destacaram que o vereador Zé Carlos ainda não foi ouvido pelo MP e defenderam o final das investigações.
O relatório foi então levado à votação em Plenário e rejeitado, por maioria simples.
Dos 32 vereadores presentes, 18 se manifestaram contrários, 12 a favor e houve uma abstenção. Cabe ressaltar que o presidente da Câmara não vota. Com isso, a peça foi arquivada.
Mesmo com a peça rejeitada, o presidente da comissão, Paulo Gaspar, pediu a abertura de Comissão Processante contra o verador Zé Carlos.
Votaram contra o relatório:
1 Paulo Haddad 2 Jucelino 3 Schineider 4 Prof Alberto 5 Farmadic 6 Otto 7 Salvetti 8 Marcelo da Farmacia 9 Felipe Marchesi 10 Perminio 11 Higor 12 Marrom 13 Bispo 14 Jair da Farmacia 15 Edison Ribeiro 16 Rubens Gas 17 Carlinhos Camelo 18 Nelson Hossri / Carmo Luis
****
Abstenção / Paolla Miguel
****
Votaram a favor:
1. Débora 2. Magoga 3. Guida 4. Petta 5. Cirilo 6.Bufalo 7. Gaspar 8. Major 9. Mariana Conti 10. Marcelo Silva 11. Cecilio
Nota à imprensa
O empresário Celso Palma, sócio do Grupo Mais Comunicação e que depôs no Ministério Público e na CPI da Propina reafirmando as denúncias de propina, divulgou uma nota sobre a votação do relatório da CPI e abertura da CP na Câmara Municipal de Campinas. Veja:
“O empresário Celso Palma, sócio da empresa Grupo Mais, detentora do contrato da TV Câmara, declara que todas as gravações foram entregues ao Grupo de Repreensão ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (GAECO), e que aguarda assim, o término das investigações e futuro julgamento pelo magistrado responsável pelo caso da Comarca de Campinas SP. Aproveito a oportunidade para relatar que as denúncias jamais fizeram parte de nenhuma manobra de apoio político. Acredito em Deus, na Justiça e no combate contra a corrupção”.


Comments