top of page

Uma Iniciativa de Adriano Novo

Rafael Creato não comparece para depor na CPI da propina da Câmara



O advogado Rafael Creato, ex-Subsecretário de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Campinas, convocado para depor nesta quarta-feira, não compareceu à nona reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI para apurar supostas cobranças de vantagens indevidas para prorrogação de contratos de empresas terceirizadas pelo Legislativo.

A CPI também decidiu convocar o jornalista e assessor de imprensa da Câmara Dario Carvalho, conhecido como DJ, que foi fiscal do contrato, entre 2015 e 2021, mantido entre o Legislativo e o Grupo Mais. A oitiva de DJ está marcada para a próxima quarta-feira (14/12) às 14 horas.

Rafael Creato, informou a Câmara, será reconvocado para depor em 1º de fevereiro de 2023, quando os trabalhos da CPI recomeçarão após o recesso do legislativo.

“A CPI não abre mão de ouvir o senhor Rafael Creato. Creio que seu depoimento será muito útil para o avanço das investigações. Também temos de garantir o amplo direito de defesa”, disse o vereador Paulo Gaspar (NOVO), presidente da Comissão.

Rafael Creato, que pediu a própria exoneração em setembro deste ano, ainda durante a gestão do presidente Zé Carlos (PSB), é apontado pelo Ministério Público como um dos autores de pedidos de vantagem para o Grupo Mais, concessionária que opera a TV Câmara. Ele nega as acusações.

Entenda

A CPI se originou de um requerimento protocolado pelo vereador Paulo Gaspar com assinatura de um total de 30 parlamentares. No documento, é pontuado que em 17 de agosto de 2022 ocorreu operação do Gaeco do Ministério Público do Estado de São Paulo nas dependências da Câmara e do Teatro Bento Quirino, na chamada “Operação Lambuja”, para apurar um suposto esquema de corrupção envolvendo o então presidente do Legislativo, vereador Zé Carlos (PSB), e o subsecretário de Relações Institucionais Rafael Creato.

Zé Carlos se afastou da presidência em 26 de setembro, após a divulgação dos áudios que compõem a investigação. O afastamento teve 30 dias de duração e o vereador decidiu, ao fim dele, não retornar para a função, mas continua como vereador da Casa.

Já Rafael Creato pediu exoneração do cargo de subsecretário de Relações Institucionais da Câmara. A saída foi publicada no dia 27 de setembro em Diário Oficial.

Comentarios


© 2021 por SUPER 8 - MARKETING DIGITAL

Adriano Novo, Vila Padre Anchieta, Campinas

bottom of page