Sindicato denuncia Secretaria de Educação por prática abusiva com professores
- Adriano Novo
- 12 de jan.
- 1 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas, STMC, denunciou a Secretaria Municipal de Educação por promover desvio de função e prática abusiva contra os professores da rede pública de ensino.
De acordo com a reclamação, a pasta determinou que os professores realizassem os exames de acuidade visual nos alunos de creches e do Ensino Fundamental. Porém, segundo a Vera de Jesus da Cunha, diretora do sindicato, os professores não têm a obrigação de exercer essas funções que são de profissionais da área da saúde.
Esses testes fazem parte do Programa de Saúde na Escola, que é uma parceria com os ministérios da Saúde e da Educação. Mesmo sendo um primeiro exame, ele é crucial para determinar se uma criança pode ter ou não um problema de visão.
Para Vera, deixar essa obrigação para os professores pode acarretar em um laudo errado, expondo a saúde dos alunos.
A Direção do Sindicato realizou uma reunião com o secretário de Educação da cidade, Tadeu Jorge, e afirma que ele foi taxativo sobre a obrigação dos professores de aplicarem os exames nas escolas municipais.
Em nota, a secretaria explica que, na ocasião, foi solicitado que os profissionais, mediante orientação, apliquem o exame, já que se trata de uma avaliação simples e que pode ser feita por “qualquer pessoa desde que adequadamente treinada”, de acordo com as orientações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Eles ainda afirmam que essa não é a primeira vez que os profissionais da rede municipal de Educação de Campinas aplicam esse teste.
Comments