Vereador quer que prefeito faça concessão de teatros para a iniciativa privada
- Adriano Novo
- 12 de jan.
- 2 min de leitura

O vereador Paulo Gaspar (Novo) quer que o prefeito de Campinas, Dário Saadi (REPUB) faça estudos para saber a viabilidade de fazer concessão dos quatro teatros municipais para a iniciativa privada. A cidade tem o Centro de Convivência Cultural, que está em reforma, o Teatro Castro Mendes, Espaço Cultural Maria Monteiro (Teatro Padre Anchieta) e o Teatro Infantil “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás. A média de espetáculos no Teatro Castro Mendes, por exemplo, é de 20 por mês.
Para o parlamentar, a concessão seria a saída para manter os espaços culturais em bom estado de conservação.
“Infelizmente, dado ao alto custo de manutenção, o Centro de Convivência Cultural se deteriorou e ficou fechado por muito tempo, antes da atual reforma. A mesma coisa aconteceu com o Teatro Castro Mendes. Mesmo agora após a reforma o teatro já apresenta pontos que devem passar por manutenção”, disse ele.
O liberal diz que a concessão dos teatros a empresas especializadas vai beneficiar a população porque a iniciativa privada terá mais condições de manter os espaços culturais nos moldes dos melhores teatros do Estado de São Paulo.
O parlamentar destaca ainda que o contrato de concessão poderá prever o uso de datas pela municipalidade para a apresentação de atividades culturais desenvolvidas por artistas da cidade.
Outro lado
Em nota a Secretaria de Saúde reforçou a necessidade de teatros mantidos pelo poder público. O valor arrecadado com bilheteria não é suficiente para sustentar a produção teatral, muito menos para custear a manutenção e o funcionamento de espaços bem equipados, acessíveis e com boa programação. Mas, é fundamental a existência de teatros públicos para que apresentações da Orquestra, das Escolas de Dança e das ótimas produções teatrais de Campinas continuem com preços acessíveis, definidos de acordo com o interesse público e não com a necessidade de balanço financeiro“.
A Pasta informou que há espaço no mercado para teatros privados em Campinas.
Comments