top of page

Uma Iniciativa de Adriano Novo

Zé Carlos se afasta e Debora Palermo assumirá como a primeira mulher na presidência da Câmara


O vereador Zé Carlos (PSB) anunciou na noite desta segunda-feira (26) que irá se afastar do cargo de presidente da Câmara Municipal de Campinas e do mandato por um período de 30 dias – ele irá protocolar o pedido de afastamento na terça-feira. Com a saída de Zé Carlos, a vereadora Debora Palermo (PSC), que ocupava a vice-presidência, deverá assumir o comando do Legislativo. Esta será a primeira vez que uma mulher se torna presidente da Câmara em 224 anos de história da CMC.


Zé Carlos informou que conversou com a bancada do PSB no intervalo da sessão e decidiu se afastar atendendo a pedido do líder do NOVO na Câmara, vereador Paulo Gaspar “Farei isso para que tudo possa transcorrer com normalidade, lisura e para que os vereadores verifiquem todos os contratos da Câmara sem nenhuma interferência. Me afasto também, inclusive, para tratar da minha saúde.”


Em discurso que fez na tribuna antes de oficializar que irá se fastar, o presidente ressaltou que durante a gestão dele a Câmara teve economia de mais de um milhão de reais, além de diversas conquistas no campo legislativo – como a aprovação das Emendas Impositivas – e para a Região Metropolitana de Campinas (frente ao Parlamento Metropolitano, Zé Carlos foi um dos responsáveis inclusive pela conquista de leitos SUS para Campinas e região).


“Continuo tranquilo e reforço que minha gestão como presidente sempre foi pautada na transparência e lisura. Me manifestarei oficialmente sobre o caso apenas nos autos, atendendo a orientação jurídica. Os áudios vazados foram parciais e quando apresentar minha defesa todos verão que sempre agi pelo melhor para esta Casa de Leis”, acrescenta.


Debora Palermo


Debora Palermo será a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara na história da cidade. Até então, o cargo foi ocupado por vereadoras apenas em ocasiões pontuais, em substituição a um presidente do sexo masculino ou em momentos específicos, como a sessão de posse da atual Legislatura, quando a vereadora Mariana Conti (PSOL) presidiu em virtude de ter sido a eleita com mais votos no pleito de 2020.


Eleita com 1937 votos para a Legislatura 2021-2024, Debora de Andrade Palermo nasceu em Campinas, em 19 de abril de 1965, e reside no Distrito de Sousas desde os três anos de idade. Antes disso, morava na Usina Salto Grande, em Joaquim Egídio.


Professora de Educação Física formada pela PUCC, é efetiva da rede estadual, conselheira tutelar por quatro mandatos, e há mais de uma década luta pela proteção e direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.


Debora é especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo Centro de Combate à violência infantil, e também na Proteção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela também concluiu extensão universitária em Meio Ambiente, pela PUCC.


Debora Palermo também foi integrante da Comissão de Ética dos Conselhos Tutelares em três mandatos e membro do Comitê de Ética em pesquisas da PUCC. Casada e mãe de Carolina, ela é ainda membro da Igreja do Nazareno de Sousas, onde faz parte da Junta Consultiva e também da Junta de Oficiais do Distrito Campinas.

Comments


© 2021 por SUPER 8 - MARKETING DIGITAL

Adriano Novo, Vila Padre Anchieta, Campinas

bottom of page